Por que gatos se esfregam na gente?

Da mesma forma que os cães marcam território com a urina, os gatos, tanto machos quanto fêmeas, se esfregam marcar o ambiente com seu cheirinho. Para eles, tudo que tem seu cheiro é de sua posse, ou seja, eles estão dizendo que você é deles, para que os outros gatos saibam disso! O comportamento também pode sinalizar obediência e carinho, além de ser considerado o primeiro estágio dos “pedidos” deles. Se não forem atendidos, então apelam para os miados.

O que significa o miado dos gatos?

Os gatos podem transmitir mais de 12 tipos de sons, de acordo com pesquisas, incluindo: miado, ronrom, palrice, murmúrio, silvo, uivo, grito, gemido e rosnado. Muitos deles têm nomes estranhos, mas nós conhecemos pelo som, não é mesmo? O silvo, por exemplo, é aquele som que parece o de um bife sendo posto sobre a grelha, e eles soltam quando se sentem extremamente ameaçados e dispostos a lutar. Quanto ao miado, é importante saber que eles muito raramente miam para outros animais: é uma forma de comunicação quase que exclusiva entre gatos e humanos! Então, se seu gato estiver miando, sua intuição está certa: ele está mesmo tentando te dizer algo!

Gatos odeiam água?

Apesar de se difundir muito o desgosto de gatos com água, isso é extremamente relativo de animal para animal. Algumas raças, inclusive, como o Maine Coon ou os Van Turkish, normalmente adoram se molhar. Alguns chegam a se jogar no vaso sanitário para buscar se refrescar em dias mais quentes!

Manias felinas

Os gatos são animais que passam de 12h a 16h dormindo por dia. E quando estão acordados, a maior parte do tempo passam se lambendo na intenção de se limpar, pois os felinos são animais impecáveis em sua higiene.

Silenciosos e ágeis

A constituição corporal dos gatos é especializada para a caça. São animais digitígrados, ou seja, caminham pisando com a ponta dos dedos. Isso os torna mais silenciosos. E ao contrário dos cães e cavalos, os gatos caminham movendo primeiro as patas da frente e de trás de um lado, depois a patas da frente e de trás do outro. Os gatos também são animais elásticos: suas vértebras da coluna são ligadas por músculos, e não por ligamentos. Assim, conseguem alongar, contrair ou curvar as costas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat